Publicado em: 16/06/2022
Os profissionais da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Itapitanga receberam nesta quarta-feira (15), a primeira parcela do incentivo financeiro do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Previne Brasil. Itapitanga está entre os municípios brasileiros contemplados com o Programa que tem como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde do país.
O recurso é transferido mensalmente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, que paga aos profissionais duas vezes ao ano, nos meses de junho e dezembro. “O recurso pode ser aplicado tanto para melhorias nas Unidades de Saúde da Família, como para o incentivo dos profissionais da Atenção Básica. De forma democrática, a gestão municipal definiu junto com os profissionais que o recurso seria investido nas duas coisas: 50% em melhorias e os outros 50% em incentivo”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Tolentino.
Para o prefeito Roberto Tolentino é imprescindível investir cada vez mais na melhoria dos serviços de saúde ofertados pelo município. “Ao investirmos nos profissionais e também na estrutura da Atenção Básica estamos garantindo um melhor atendimento e oferecendo qualidade de vida ao nosso povo. Nosso foco é trabalhar para dar a Itapitanga sempre o melhor”. Afirma o prefeito Roberto Tolentino.
Previne Brasil - Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária que leva em conta três critérios para realizar o repasse de incentivos financeiros aos municípios. São eles: cadastro de pessoas, indicadores de saúde (pagamento por desempenho) e credenciamentos dos programas e ações estratégicas (incentivo para ações estratégicas). O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde do país.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI