Publicado em: 05/08/2022
Com o objetivo de combater o mosquito causador da Dengue, Aedes aegypti e por meio de iniciativas simples, evitando assim a sua proliferação, e consequentemente prevenir o surgimento de casos da doença no município, a Prefeitura de Itapitanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (05) um mutirão em combate ao Aedes aegypti.
Agentes de Combate as Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município percorreram os bairros Alto da Colina, Tancredo Neves, Elias David e o Centro recolhendo materiais inservíveis que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, como pneus, vasilhames, garrafas, latas, entre outros.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Nayala Lima, a ação percorreu os bairros citados durante toda a manhã e recolheram cerda de 6 toneladas de materiais inservíveis e que poderiam servir de criadouro para o mosquito. “A equipe realiza o trabalho diariamente tanto na sede como no interior, e sempre que possível também realizamos os mutirões de coletas e intensificamos o trabalho de conscientização, para manter os índices sob controle. Essa com certeza é mais uma ação que concluímos com sucesso”, explica Nayala Lima.
A Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Tolentino, ressalta que a gestão municipal busca sempre intensificar as campanhas e ações de prevenção à Dengue, Vírus Zika e Chikungunya. “Um exemplo claro é a realização desse mutirão. Mesmo com os índices considerados baixos pelo tamanho da população do nosso município, não se pode descuidar já que somente os bons hábitos podem conter o volume de casos das doenças no município. A população precisa se conscientizar que seu papel no combate ao mosquito é o mais importante”. Finalizou Daniela Tolentino.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI