Publicado em: 03/11/2022
Quando o assunto é gestão em saúde, Itapitanga mais uma vez parte na frente e ganha destaque no cenário Estadual ao ter o projeto Espaço Saúde reconhecido como experiência de sucesso na Mostras Brasil, aqui tem SUS – Norte/Nordeste 2022.
O projeto que tem como finalidade assegurar a comunidade a participação em ações que visam antes de tudo prevenir, proteger e garantir qualidade de vida e bem estar, com foco para a promoção e manutenção da saúde dos seus envolvidos, está sendo exposto como pôster no 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que está em Aracaju/SE entre os dias 03 e 05 deste mês.
A fisioterapeuta responsável pelo projeto, Verônica Marques da Silva, explica como a iniciativa surgiu. “Foi a partir de uma preocupação e a busca incessante da Secretaria Municipal de Saúde em oferecer novos métodos e técnicas que proporcionem um cuidado mais resolutivo e humanizado para a comunidade, que surgiu o projeto”, explica Verônica.
De acordo com a gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Tolentino, o sentimento é de realização, “por ver um trabalho que está contribuindo de forma tão significativa para melhorar a Saúde do povo de Itapitanga, ser reconhecido e tornar-se exemplos para que outros gestores coloquem em prática nos seus municípios. É o reconhecimento de que nosso trabalho está dando certo”, ressaltou Daniela Tolentino.
Espaço Saúde - é um projeto da Atenção Básica que atende os pacientes do Hiperdia e as gestantes, ofertando serviços como: Pilates, Fisioterapia Preventiva, Dança Terapia, Práticas Integrativas (Terapia Auricular, Ventosas e Acupuntura), entre outros. Entre os resultados obtidos com a oferta dos serviços estão: alívio de dores crônicas, melhora da mobilidade articular; aumento da resistência, força muscular e flexibilidade; reaproximação público/Hiperdia com a Atenção Básica; crescimento do número de gestantes optantes por parto normal; além de todas as gestantes acolhidas pelo Programa terem parto sem complicações.
Destaque - entre as características que dão destaque ao projeto está a inovação da inserção do Pilates como recurso terapêutico em um Projeto do SUS e também os resultados positivos obtidos.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI