Publicado em: 20/01/2023
Nesta quinta-feira (20) o Prefeito de Itapitanga, Roberto Tolentino, o Ro de Berto, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Reis, participaram da 2ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que está localizada no prédio da Prefeitura e contou ainda com a participação da equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) e dos membros do Conselho.
A reunião teve como pauta o planejamento de ações a serem desenvolvidas pelo Conselho junto ao município e a execução do Plano de Trabalho exigido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), entre outros assuntos.
De acordo com o secretário Eduardo Reis, a gestão municipal em Itapitanga tem tido como foco um trabalho pautado na preservação do meio ambiente de forma sustentável. “Estamos trabalhando incansavelmente para que meio ambiente e desenvolvimento andem juntos em Itapitanga, essa é uma determinação da gestão do prefeito Ro de Beto e estamos trabalhando para isso, a ativação do Conselho a parceria com o consórcio são exemplos claros desse compromisso com o povo de Itapitanga”, explicou Eduardo Reis.
Consórcio – durante sua participação na reunião as técnicas ambientais do CDS-LS, Tauá Fontes e Carlisly Araújo, apresentaram a importância da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), com destaque para a habilitação do município para execução do licenciamento ambiental.
Serviço de Inspeção Municipal – Outro ponto importante da reunião foi a participação da médica veterinária do CDS-LS, Ione Ferreira, que apresentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), esclarecendo o apoio técnico, material e logístico ao município e assim, permitir a implantação bem como a estruturação e funcionamento do mesmo.
Para o prefeito Ro de Beto, as reuniões de conselho e a parceria com o consórcio público são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes junto ao meio ambiente. “Momentos como este são sempre importantes e esclarecedores, principalmente quando contamos com o reforço do Consórcio, nos trazendo informações sobre a importância do licenciamento ambiental na implantação de empreendimentos e atividades em nossa cidade, para eliminar ou minimizar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento social e econômico local”, enfatizou Ro de Beto.
Também participaram da reunião o vereador Genilson de Souza Rosa, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cláudia Corrêa, técnicos municipais e representantes dos proprietários rurais e do comércio local.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI