Publicado em: 25/01/2023
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES), realizou na manhã desta terça-feira (24), a primeira reunião ordinária de 2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Participaram da reunião, representando a Prefeitura de Itapitanga, o secretário municipal de Assistência Social, Alan Jones Costa; o coordenador do CRAS Itapitanga, Wicson Nunes e a técnica de referência, Andressa Oliveira.
A reunião foi promovida pela Superintendência de Assistência Social da SEADES e debateu questões como a pactuação do calendário das reuniões de CIB para o exercício de 2023, assim como a ações da Assistência Social sobre a situação de calamidade pública na Bahia.
O secretário municipal de Assistência Social de Itapitanga, Alan Jones Costa, destacou que a Comissão Intergestores Bipartite atua visando uma melhor estruturação e fortalecimento do papel da própria CIB, enquanto instancia de pactuação, assessorando na proposição de ações para a consolidação e o fortalecimento dos instrumentos e instâncias de controle social, negociação e pactuação do SUAS, e acompanha suas ações referentes a normatizações nos municípios.
“É muito importante participar deste momento, trazer os cumprimentos do nosso prefeito Roberto Tolentino, pois temos convicção que o nosso governador e a secretária farão uma gestão marcada pelo reforço a um conjunto de programas votados à inclusão social, a exemplo do PAA alimentos, o Bolsa Família, o CadÚnico, dentre outras iniciativas louváveis que chegarão até nós em Itapitanga e nos demais 416 municípios baianos”, destacou o secretário Alan Jones Costa.
Presente na reunião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), demonstrou solidariedade aos municípios baianos alvos das fortes chuvas dos meses de dezembro e janeiro. “Quero aqui demonstrar a nossa solidariedade a todos os municípios baianos que foram atingidos pelas fortes chuvas, e mais uma vez a assistência social apresentou a sua força e importância estando na linha de frente de apoio, coordenando esse trabalho voltado para proteção social das famílias em situação de calamidade”, disse o governador.
A reunião trouxe para a pauta quatro pontos importantes: A apresentação do plano do governo baiano para a gestão 2023/2026 na área da assistência social, proposta de monitoramento para a implantação do SUAS Bahia mais Rural, propostas de critérios de elegibilidade para expansão dos Centros Pop’s e o evento serviu também para o governador Jerônimo Rodrigues fazer a apresentação da secretária Fabya Reis, como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, que chega a pasta com a missão de executar tarefas grandiosas e urgentes, para fortalecer e colocar em evidência as políticas de Segurança Alimentar, Assistência Social e Políticas de Drogas na Bahia.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI