Publicado em: 28/03/2023
A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itapitanga, foi realizada nesta terça-feira, (28), através da Prefeitura de Itapitanga, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde. A Conferência que corresponde a uma etapa preparatória para a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia e 17ª Conferência Nacional de Saúde, aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como objetivo discutir ideias, propostas e projetos para a melhoria da saúde do município, estado e país.
Em seu pronunciamento na abertura da conferência o prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto, reafirmou o compromisso da sua gestão sem seguir trabalhando junto à comunidade para construir uma Itapitanga cada vez melhor. "Precisamos atuar de forma eficiente na elaboração de políticas públicas que desenvolvam e melhorem ainda mais o quadro da saúde em Itapitanga, e esse é o momento", ressaltou Ró de Beto.
Com tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Será Outro Dia”, o evento elegeu os delegados que levarão as propostas de Itapitanga para a Conferência Estadual de Saúde e discussões da plenária sobre os eixos preconizados pelo estatuto da Conferência.
A secretária municipal de Saúde, Daniela Tolentino, destacou a importância do evento. “Este é um momento muito importante e democrático onde construímos propostas voltadas para a promoção de melhorias no Sistema Único de Saúde do nosso município, estado e pais. Juntos, usuários, gestores, prestadores de serviços, elaboráramos propostas pertinentes ao diagnóstico atual da saúde de Itapitanga”, destacou a Secretária de saúde Daniela Tolentino.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Lima, a conferência representa a oportunidade de um diálogo aberto entre todos que fazem e utilizam o SUS. “A Conferência é o momento oportuno para expormos nossos anseios e expectativas sobre o sistema de saúde, é a hora de planejarmos o futuro da saúde”, frisou Gilmar.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Roberto Tolentino, o Vice-prefeito Joel Fernando, a Secretária de Saúde Daniela Tolentino, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gilmar Lima, Vereadores, Secretários(as) Municipais, além da comunidade em geral.
As Conferências de Saúde - são importantes para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS, e para construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população.
O processo de realização das conferências, representa uma verdadeira reforma na condição de funcionamento do Estado Democrático de Direito, de caráter ascendente, iniciando seu processo nos níveis municipais, estaduais, distrital, culminando com a etapa nacional.
--
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMI