Publicado em: 01/04/2023
A Prefeitura de Itapitanga, esteve representada durante a 3ª edição do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Reis, juntamente com a supervisora da divisão da agricultura, Fernanda Araújo e a engenheira ambiental, Betânia Matos, participaram do evento que aconteceu na capital baiana, nos dias 30 e 31 março.
De acordo com o secretário Eduardo Reis o Feagri é importante porque vai permitir que se afinem as relações entre os conselhos, colegiados e consórcios ligados à agropecuária. “É muito importante esse momento com participação dos gestores, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para que, juntos, possamos buscar melhorias agropecuárias para todos. Somos grandes e temos ainda um potencial enorme para crescer ainda mais", destacou Eduardo Reis.
Agenda – O secretário Eduardo Reis aproveitou a estadia em Salvador para cumprir uma extensa agenda junto aos órgão do governo do estado, momento em protocolou a solicitação de várias demandas voltadas para o município e principalmente para os pequenos agricultores e produtores familiares de itapitanga. “Entre as várias demandas que solicitamos via oficio junto a Adab, Seagri, CAR, entre outros órgãos estão: implementos agrícolas, trator agrícola, caminhão pipa para atender aos moradores da zona rural que não tem acesso à água potável, um carro e uma moto para poder dar assistência técnica de melhor qualidade nas comunidades rurais, mudas de cacau clonado para melhorar a produtividade dos produtores de Itapitanga e alevinos para implantar ou diversificar a cultura de criação de peixes no município e consequentemente aumentar a renda dos pequenos agricultores familiares de Itapitanga”, explicou o secretário.
Sobre o Feagri - O Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) foi criado e é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). Vem construindo sua história viabilizando e incentivando municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.
O Feagri fomenta parcerias institucionais entre municípios, órgãos estaduais e demais instâncias da sociedade que tenham trabalhos sérios e referendados no setor. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.
A iniciativa visa estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o crescimento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMI