Prefeitura de Itapitanga - BA
Siga-nos

Junho Violeta: Prefeitura de Itapitanga realiza caminhada para conscientizar sobre violência contra idosos


Publicado em: 21/06/2023

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a violência contra idosos, a Prefeitura de Itapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (20), uma caminhada pelas ruas do município em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, comemorado no dia 15 de junho.

A programação faz parte do Junho Violeta, campanha nacional dedicada a potencializar o combate às violações de direitos contra pessoas de 60 anos ou mais, e reuniu pessoas idosas, os idosos participantes dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, autoridades e a comunidade, que percorreram a Rua Jurandy Brito Marinho no Centro da cidade até chegar no Auditório Frei José Maria, onde participaram do 16° Forró do Idoso.

Para denunciar maus tratos, abusos e qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, disque 100, ou procure o CRAS, o CREAS ou o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

"A nossa mobilização busca justamente sensibilizar a sociedade sobre os diversos tipos de abusos e maus-tratos sofridos pelos idosos, como negligência, violência física, emocional, financeira e sexual. Durante o mês de junho, são promovidas ações de conscientização aqui no município e em todo o país, com palestras, debates e atividades voltadas para o combate e prevenção desses problemas. O objetivo principal é garantir a dignidade e o respeito aos direitos dos idosos, incentivando a denúncia de casos de violência e promovendo a criação de políticas públicas mais efetivas de proteção aos idosos", destacou o prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto, que também participou da caminhada.


Junho Violeta
- O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e o mês Junho Violeta foram instituídos em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política no combate a esse tipo de problema. No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa regulamenta os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que vivem em nosso país. Esta Lei especifica os direitos, os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores.





--
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMI