Publicado em: 05/10/2023
O município de Itapitanga, por meio do trabalho eficiente realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, continua em destaque no ranking do Previne Brasil, indicador do Ministério da Saúde. Na avaliação do segundo semestre de 2023, a nota de avaliação da atenção primária em saúde no município foi de 9,65.
Diferentemente dos quadrimestres anteriores, o ranking nacional deixou de ser divulgado. Porém, no estado da Bahia, a nota coloca Itapitanga em 4º lugar entre os municípios da regional sul, na avaliação global na atenção primária em saúde.
“Estou muito feliz com esse resultado e quero parabenizar os melhores servidores de saúde básica do Brasil”, comemorou o prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto, que aproveitou para agradecer toda a equipe de profissionais que fazem a rede municipal de saúde de Itapitanga. “Itapitanga continua sendo destaque na Bahia com relação aos seus índices de qualidade em atendimentos de saúde básica. Muito obrigado pelo trabalho de todos. Temos muito o que comemorar e seguir trabalhando para sempre levar o melhor ao nosso povo”, disse o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Tolentino, atualmente, o financiamento do SUS se vale de avaliações quadrimestrais para definição dos valores a serem repassados pela União aos municípios brasileiros. “Dentre os critérios avaliados, são sete indicadores que quantificam a nota e seguimos alcançando excelentes avaliações, em todos eles graças ao trabalho pautado no compromisso da nossa equipe. O esforço de todos os profissionais qualifica os serviços prestados e quem ganha é à população. Itapitanga hoje é referência e nossa saúde é de qualidade”, comentou a secretária.
Previne Brasil - O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi criado por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse modelo de financiamento é calculado com base no número de pessoas cadastradas, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Indicadores do Previne Brasil - Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
--
Texto: Gardennia Garibalde - ASCOM PMI