Prefeitura de Itapitanga - BA
Siga-nos

Conferência Municipal de Educação de Itapitanga discute metas e desafios do setor para o decênio 2024-2034


Publicado em: 07/11/2023

Com o objetivo de discutir metas e desafios na educação, para o decênio 2024-2034, a Prefeitura de Itapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (7), a Conferência Municipal de Educação Extraordinária de 2023, que teve como tema: “Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O evento que tem como objetivos a avaliação das ações, discussão e proposição de novas estratégias para melhorar o Sistema Municipal de Ensino e o Plano Municipal de Educação, aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Itapitanga e contou com a expressiva participação de representantes das redes de ensino pública e privada, além de alguns segmentos educacionais e membros da sociedade civil, do Fórum Municipal de Educação (FME), Conselho Municipal de Educação (CME), e vereadores.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Joel Fernando, a Conferência Municipal tem o objetivo de trazer a sociedade para discussão de pontos importantes como as estratégias que o município pretende estabelecer para otimizar a educação. “É a partir daqui que vamos avaliar nossas ações e traçar metas para os próximos dez anos da educação. Na oportunidade será definida a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual e da Conferência Nacional de Educação”, explicou Joel Fernando.


Além do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Joel Fernando, participaram ainda da mesa de abertura do evento: a presidente do FME de Itapitanga, Sandra Manuela; a coordenadora geral pedagógica da rede municipal de ensino, Irlani Santos; a coordenadora da APLB/Itapitanga, Teonia Sousa Sales, a presidente em exercício do CME, Leila Marques; o vereador Mateus Silva, representando o Poder Legislativo e a palestrante e atual secretária municipal de Educação de Itabuna, professora Adriana Tumissa.

A palestrante, Adriana Tumissa, destacou em sua palestra baseada no tema geral da conferência, as inquietações e desafios da educação para os próximos anos, após o processo pandêmico que a nossa sociedade foi submetida. “Essa reconstrução será um grande desafio, pois fomos obrigados a começar quase do zero, após os estragos emocionais causados na aprendizagem dos nossos alunos e na saúde dos professores”, ressaltou a Adriana.


Momento Cultural - Após a formação da mesa, aconteceu um momento cultural, onde as alunas Damares Batista e Eliana de Jesus, da Escola João Balduino Filho, apresentaram ao público presente em forma de cordel, a Pequena poetisa, de Ivanilda Santos


Escolha de delegados – após os encaminhamentos dos eixos para a discussão foram eleitas para representar Itapitanga na Conferencia Estadual de Educação, Irlani Santos (Titular) e Luciane Rocha (Suplente).


A Conferência Municipal - é etapa preliminar para a Conferência Estadual de Educação – COEED/ Bahia 2023, a Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE e a Conferência Nacional de Educação – CONAE.

 

 

Texto: Gardennia Garibalde - Ascom Itapitanga