Prefeitura de Itapitanga intensifica ações de bloqueio a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 13/03/2024

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti segue de forma contínua em Itapitanga. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Equipe de Endemias, vem intensificando cada vez mais o trabalho de bloqueio em pontos estratégicos da cidade e nas áreas com maior número de casos notificados das arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

Um exemplo claro da intensificação das ações foi a realização do bloqueio, no início desta semana, com o uso da bomba costal e aplicação de UBV nas Ruas: Alto da Colina e Bela Vista e bairro Elias David.

“A escolha dos locais a receberem o bloqueio se deu diante das notificações de casos suspeitos de arboviroses. Efetuamos o bloqueio atingindo um raio de 300 metros a partir das casas dos moradores notificados. O bloqueio visa a interrupção dos casos de dengue, zika e chikungunya, eliminando o mosquito infectado, evitando assim novos casos suspeitos ou confirmados”, explica a secretária municipal de saúde, Daniele Tolentino.

Ações
– Entre as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Itapitanga no combate ao Aedes aegypti estão: ações educativas em escolas e Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuição de material informativo, aplicação de larvicida e inseticida, realização de mutirão nas ruas do município, entre outros. Na próxima sexta-feira (15) um mutirão vai acontecer percorrendo as principais ruas da cidade.