Prefeitura de Itapitanga lança programa Dignidade Menstrual que vai beneficiar mais de 12 mil estudantes

Publicado em: 08/03/2023

Fornecer, de forma gratuita, absorventes higiênicos para mulheres ue vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. É este o objetivo do Programa Dignidade Menstrual lançado pela Prefeitura de Itapitanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social nesta quarta-feira (08), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, na sede da secretaria.

O lançamento do programa faz parte das ações realizadas pela Prefeitura de Itapitanga, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e vai garantir mais dignidade para mulheres e meninas que não têm acesso a este item de higiene pessoal.

“Nesse dia que é marcado pela luta da mulher por seu espaço no mundo estamos aqui para parabeniza-las por toda a sua importância e também para lançar esse projeto que é pioneiro na nossa cidade e que vai dar mais dignidade às mulheres do município”, assinalou o secretário municipal de Assistência Social, Alan Jones Oliveira Costa.

De acordo com a coordenadora do programa, Uádila Souza, serão beneficiadas pelo programas todas as mulheres em idade menstrual que são beneficiárias do Pis, Paif e do Serviço de Convivência, que estejam cadastradas no CadUnico e em situação de estrema pobreza. “Cada mulher ou adolescente está recebendo um kit composto por um sabonete íntimo e um pacote de absorventes

“Esse programa é um marco para nossa gestão e para Maceió. A pobreza menstrual é uma realidade na nossa sociedade, e isso dificulta que as meninas tenham orientação adequada. Com o programa, vamos garantir que esse ciclo não se torne um transtorno na vida dessas meninas. Esse é um tema que durante muito tempo foi tabu, mas é necessário que façamos a discussão correta, porque, afinal de contas, vamos beneficiar milhares de meninas e mulheres”, disse JHC.

A iniciativa já agrada as mulheres do município, como é o caso da Carol Souza que está sendo beneficiada pelo programa. “Agradecemos ao prefeito Ró de Beto por essa iniciativa, pois é um artigo essencial para nós mulheres, que muitas vezes não temos dinheiro nem para comprar tudo que precisamos em casa. A gente deixa de comprar comida para comprar absorvente e recebendo da Prefeitura, vai sobrar dinheiro para comprar alimento”, contou.

Dignidade Menstrual

A dignidade menstrual é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam, conforme o relatório Pobreza Menstrual no Brasil, produzido pelo UNICEF.

Segundo a ONU, estima-se que uma em cada dez meninas, no mundo, falte aulas quando estão menstruadas por não ter produtos de higiene específicos. Diante desse cenário, o Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Educação (SEC) e de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), apresenta o Programa “Dignidade Menstrual” de forma a contemplar iniciativas para a redução da pobreza menstrual na Bahia, mediante resgate da dignidade humana para pessoas que menstruam, por meio da distribuição dos absorventes para pessoas em condição de pobreza/extrema pobreza, durante todo o ano, da realização de processos formativos com estudantes, professores e gestores e disponibilização de cartilhas educativas/ informativas.